lenin.jpg

3º CICLO:

"AUTORITARISMOS"

O objetivo deste ciclo é abordar o "autoritarismo", diferenciando governo autoritário de ditadura de classe e investigando o que é bonapartismo e fascismo. Traremos alguns acontecimentos históricas, como golpes e experiências autoritárias na América Latina, apresentando também como a classe trabalhadora combate quando é atacada.

15/06 - Diferença entre "ditadura de classe" e "governo ditatorial"
22/06 - Bonapartismo no Brasil: Getúlio Vargas e o "bolsonarismo"
29/06 - Fascismo e antifascismo: a revoada dos galinhas verdes e a Frente Única
06/07 - Golpes de Estado: 1964 no Brasil e 1972 no Chile
13/07 - Como derrubar Bolsonaro: o papel dos Comitês de Ação por Fora Bolsonaro

 

Encontros: segundas-feiras, às 20:00.

ameaca_comunista_brasil_64_widexl.jpg
chile-allende.jpeg

6/7/2020

Golpes de Estado: 1964 no Brasil e 1972 no Chile 

 

Dois grandes marcos para a luta de classes na América Latina e de derrota para a classe trabalhadora foram os golpes militares, apoiados diretamente pelo imperialismo norte-americano, que ocorreram no Brasil e no Chile. Estudaremos a conjuntura que envolveu os golpes militares, o que poderia ter sido feito para evitá-los e qual deve ser a postura dos dirigentes da classe trabalhadora para que episódios como esse nunca mais ocorram.

 


Referências
 

forabolsonaroato.jpg

13/7/2020

 

Como derrubar Bolsonaro: o papel dos Comitês de Ação por Fora Bolsonaro

 

As perspectivas econômicas mundiais são de depressão econômica, com dezenas ou centenas de milhões de novos desempregados. Não há previsão de recuperação para o Brasil e para o mundo. As manifestações que já se constroem em várias partes do mundo no movimento "vidas negras importam" poderão se tornar grandes explosões políticas a varrer governos, como o de Jair Bolsonaro. É para esse momento que nos preparamos ao construir os Comitês de Ação "Fora Bolsonaro", porque nenhum governo cairá sozinho. Venha conhecer a proposta de construção dos comitês.

Convidado especial
 

Flávio Reis, professor de geografia da rede privada de Niterói e dirente nacional da Esquerda Marxista.


Referências

Em breve...